terça-feira, 20 de outubro de 2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS


FACULDADE DE ARTES VISUAIS

Licenciatura em Artes Visuais



Disciplina : Antropologia Cultural

Aluno: Hércules Eugênio Leão Dias dos Reis



Atividade 1 forum







A tarefa é fazer um elo entre a figura postada e a evolução cultural do ser humano. Bem a figura nos mostra vários corpos sobrepostos, me dando a impressão de acumulo de conhecimentos. O homem levou muitos séculos desenvolvendo uma linguagem, partindo das pinturas parietais, bidimensional. Segundo antropólogos a arte foi uma expressão mágica, uma representação dos desejos do homem. E que da pintura vieram as primeiras manifestações da escrita advinda da simplificação representada nas paredes das cavernas. Segundo o texto lido da apostila isso se deu pelo fato de que o homem desenvolveu formas de cultivo e a caça já não era a principal atividade, daí a arte tomar novo rumo. O que antes era uma linguagem verbal, torna-se uma linguagem diferenciada através da pintura e posterior a escrita.

Voltando a pintura nos apresentada, ela me parece com um totem , onde paira a simbologia do homem e suas buscas de explicação da natureza humana e divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário